Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Jose Paulo
No comando: BOM DIA CIDADE

Das 5:00 as 8:00

DIVINO AUGUSTO
No comando: LIGUE SUCESSO

Das 9:00 as 11:30

zona-livre
No comando: ZONA LIVRE

Das 12:00 as 16:00

No comando: JORNAL DA CIDADE

Das 13:00 as 13:30

No comando: RADIO SHOW

Das 13:00 as 15:00

OTAVIANO BREDER
No comando: NÓIS NA FITA

Das 16:00 as 18:00

SIMONÉSIA-DO LUTO À LUTA” CAPS REALIZA PASSEATA NO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

Compartilhe:
dsc_0421

dsc_0425

“DO LUTO À LUTA” CAPS REALIZA PASSEATA NO DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL

 

Na tarde desta sexta-feira (18) de maio, foi realizada em Simonésia, uma passeata pelas principais ruas e avenidas da cidade promovida pelo CAPS l, (Centro de Atenção Psicossocial) Esperança de Simonésia, comemorando o Dia da Luta Antimanicomial. Conforme a coordenadora do CAPS, Danyelle de Oliveira Elias Pena Costa este dia de luta é para chamar atenção da sociedade, para pedir um tratamento humano digno para os pacientes com transtornos mentais.

Danyelle de Oliveira lembra a importância da participação da sociedade nesta luta, a equipe foi para as ruas com cartazes, folhetos explicativos, pedindo o apoio e transmitindo conhecimento sobre o assunto.

dsc_0426

A caminhada contou com a participação de toda equipe do CAPS l e também com a Secretária Municipal de Saúde Aline Feitosa, alunos das Escolas Monteiro Lobato, Padre Mugel, CRAS, APAE, Conselho Tutelar, dentre outros. O evento seguiu no embalo musical do projeto Integrar (PRO-IN) “Meninos do batuque” alunos do Luis Claudio Werner de Manhuaçu. O percurso foi monitorado pela Policia Militar com apoio do Bombeiro Voluntario.

O prefeito Laerte Augusto falou da responsabilidade de todos nesta luta “precisamos apoiar eventos com este intuito, é tempo de comemorar! Mas também é tempo de ficar atento para que conquistas históricas não vivam retrocessos e nos envergonhem enquanto sociedade, enquanto cidadania, queremos saúde de qualidade, sobretudo respeito com as pessoas que precisam de atenção e carinho” disse o prefeito.

dsc_0432

O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Depois deste movimento muitas conquistas foram alcançadas, com a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferindo o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos. Foi em 2001 que a Lei Paulo Delgado foi sancionada no país. Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”.

 

Assessoria de Comunicação

Édvim Filho – Assessor de Comunicação

Deixe seu comentário: